O que é alimentação naturalista e quais são os seus benefícios?
A alimentação naturalista está ganhando cada dia mais espaço na sociedade, justamente pela busca por uma vida mais saudável e equilibrada.
Não é raro receber notícias ou dados sobre a alimentação, tanto do brasileiro como do resto do mundo, que está cada dia mais repleta de produtos ultraprocessados, ricos em conservantes, sódio, gorduras ruins e açúcar, e pobres em nutrientes.
Só no Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de obesos no país de 2003 a 2019 dobrou, de modo que agora 26,8% das pessoas acima de 20 anos estão acima do peso.
Em um mundo cada dia mais pautado pelo trabalho excessivo, estresse e muitas tarefas, está gradativamente mais difícil separar um tempo para preparar comidas saudáveis e naturais.
No entanto, os débitos dessa alimentação pobre refletem em forma de sobrepeso, alterações nos exames de sangue, na saúde em geral e no bem-estar.
Por isso, a alimentação naturalista está em alta, porque vai ao oposto dos maus hábitos atuais, promovendo uma vida mais equilibrada e salutar.
Saiba o que é esse tipo de hábito alimentar, seus benefícios e como adotá-los. Continue a leitura.
O que é alimentação naturalista?
Ela tem como foco aumentar o consumo de alimentos como frutas, cereais, verduras, leguminosas e sementes em sua forma natural e que tenham sido cultivados organicamente.
Nesse tipo de dieta, acredita-se que, quanto menor for a intervenção no alimento, em seu cultivo e preparo, melhor para a saúde.
O cultivo orgânico tem como diferenciais a ausência do uso de qualquer pesticida, agrotóxicos ou qualquer outra química prejudicial ao nosso corpo, garantindo alimentos 100% naturais e com produção mais sustentável.
Nessa dieta, geralmente, evita-se a ingestão de alimentos ultraprocessados ou que tenham passado por refinamento, como o açúcar e arroz brancos.
Há especialistas que não recomendam carnes de animais de nenhum tipo, ao passo que outros apenas desaprovam o consumo de carnes provenientes de animais criados com rações que levam hormônios em sua composição.
Qual é a importância de ter uma alimentação naturalista?
São diversos os benefícios dessa dieta, o que a torna extremamente importante, principalmente para as pessoas que querem adotar novos hábitos de vida sem ter que gastar muito ou mudar radicalmente o seu cotidiano.
A alimentação naturalista diminui as chances de problemas relacionados a uma dieta baseada em itens prejudiciais à saúde como a obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e até o aumento de determinados tipos de câncer.
Além disso, é muito importante para conscientizar as pessoas sobre os perigos da ingestão de alimentos com agrotóxicos e os débitos na natureza que esses químicos podem causar.
Outro grande benefício é que a ingestão de cereais, sementes e outros itens integrais é ótima para a saúde, tanto na questão de controlar o peso, como para evitar constipação e nutrir o corpo.
Por fim, e não menos importante, a dieta naturalista permite que as pessoas tenham mais atenção no que estão comendo e tirem um tempo para preparar suas refeições, o que é raro nos dias de hoje.
Como ter uma alimentação naturalista?
Agora que você sabe o que é e quais são os benefícios desse tipo de dieta, entenda como adotar a alimentação naturalista e contar com suas vantagens.
Diminua a quantidade de alimentos processados
A primeira dica para mudar seus hábitos alimentares e ter uma dieta mais natural é aumentar a ingestão de comidas em sua forma natural e grãos integrais.
Comece a diminuir gradativamente os processados e ultraprocessados, como os fast-foods, refeições congeladas, embutidos, sucos em caixa ou em pó, conservas e frituras.
Para inspirá-lo, você pode pesquisar por receitas naturais e de fácil preparo, com alimentos que você já conhece e gosta, resultando em uma boa troca de hábitos.
Beba bastante água
A água está nessa lista, pois é 100% natural e só traz benefícios para o corpo, como hidratar, melhorar os processos do corpo, principalmente o trabalho dos rins, e manter as juntas lubrificadas.
Esse líquido essencial para a vida também está envolvido com o bom humor, motivação, desempenho físico, saciedade e regulagem da temperatura corporal.
Quando o assunto é água, existem muitas dúvidas sobre a correta ingestão do líquido. Para saber o quanto você tem que tomar por dia, multiplique seu peso por 0,03.
Se você tiver 75 quilos, deve tomar durante o dia o total de 2,25 litros. No entanto, em dias de calor extremo e de práticas de exercícios, pode haver necessidade de ingerir mais.
Cozinhe suas próprias refeições
Sempre que possível, opte por cozinhar suas refeições, levando em conta os processos de cozimento de cada alimento.
Inclusive, pessoas que cozinham suas comidas tendem a comer menos e ingerir em menor quantidade carboidratos e gorduras ruins.
Além de relaxar, cozinhar pode se tornar até um hobby, de modo a auxiliar na saúde mental e no bem-estar.
Tome Green Gem Chlorella
Quando o assunto é alimentação naturalista, a Green Gem Chlorella é um dos itens que não pode faltar!
Considerada um superalimento verde, a Chlorella é uma alga 100% natural e orgânica, proveniente de água doce e possui em sua composição todos os nutrientes que uma pessoa precisa para viver bem.
Tem minerais, vitaminas, proteínas, carotenoides, entre outros componentes essenciais para quem quer se alimentar bem e evitar alimentos ultraprocessados.
Além disso, é uma ótima parceira de quem quer adotar a dieta naturalista, pois está disponível tanto em cápsulas como em pó, permitindo o preparo de receitas de pratos e lanchinhos.
Interessante como a alimentação naturalista pode fazer a diferença em tantos aspectos, não é mesmo?
Aproveite para continuar ligado em novidades desse tipo e da Chlorella nos seguindo nas redes sociais! Nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook!