Como funciona uma alimentação vegana?
Em alta, a alimentação vegana apesar de estar cada dia mais famosa, ainda gera bastante dúvidas na população.
Questões sobre o que ela realmente é, como os nutrientes são adquiridos e até mesmo quais receitas fazem parte desse tipo de alimentação são bastante comuns, principalmente pelas pessoas que ainda não conheciam essa dieta.
O que antes era bem raro na população, agora está tomando novas proporções e diversos motivos são responsáveis por explicar o aumento do veganismo.
A primeira delas é o grau de informação das pessoas, que se sensibilizam com a forma como a indústria de carne e de laticínios trabalha e explora os animais, além de questões sobre sustentabilidade, consumo inteligente e economia de recursos naturais.
Por último, mas não menos importante, outro motivo é que muitas pessoas são intolerantes a alimentos de origem animal e se sentem melhor em uma dieta que não os possua.
Pensando em ajudar você a entender tudo sobre a alimentação vegana, criamos esse post. Continue a leitura e surpreenda-se com esse estilo de vida que está ganhando cada dia mais adeptos ao redor do mundo.
No que consiste a alimentação vegana?
Uma dúvida muito comum entre as pessoas é se ser vegano é a mesma coisa que ser vegetariano. A verdade é que ambas as alimentações possuem semelhanças, mas não são iguais.
Ao passo que uma pessoa vegetariana não se alimenta de carnes, pode ainda consumir leite e seus derivados, assim como ovo, mel e outros itens de origem animal.
A alimentação vegana consiste em alimentos que não possuem qualquer tipo de origem animal e muitos adeptos desse tipo de dieta também evitam empresas que, apesar de venderem produtos veganos, possuem problemas trabalhistas e com o meio ambiente.
Além disso, pessoas veganas não usam roupas, cosméticos e qualquer outro item que apresente qualquer tipo de abuso animal. Sendo assim, não usam produtos que foram testados em animais ou até mesmo materiais como couro.
Para muitas pessoas, a alimentação vegana é uma forma de combater a exploração animal, problemas ambientais decorrentes das indústrias agropecuárias, assim como outras questões atreladas a esse tipo de serviço, como a mão de obra escrava e o desmatamento.
No entanto, o Brasil está longe de adotar majoritariamente essa opção e segundo estudos da Folha de Pernambuco, em torno de sete milhões de brasileiros se declaram veganos.
O aumento da quantidade de pessoas adeptas a esse tipo de alimentação fez com que diversas empresas criassem produtos a base de plantas, facilitando a busca por produtos veganos no mercado.
Como ter uma alimentação saudável sendo vegano?
No universo do veganismo, muitas pessoas até se interessam por esse tipo de dieta, mas se preocupam com o aporte correto de nutrientes nesse modelo de alimentação, já que a carne, leite e seus derivados são ricos em proteínas e demais nutrientes essenciais.
No entanto, dá para ter uma alimentação vegana e saudável, desde que os nutrientes presentes em carne e derivados de animais possam ser substituídos por vegetais que tenham a quantidade parecida.
A única vitamina que não é encontrada na grande maioria de produtos de origem vegetal é a B12, que nesse caso precisa ser suplementada diariamente, conforme a recomendação do nutricionista que acompanha a pessoa.
Inclusive, é importante que antes de começar a mudança para esse novo estilo de vida você faça exames e peça ajuda de um profissional, para não ter qualquer tipo de falta de nutrientes.
Como substituir os ingredientes de origem animal?
Após saber o que é a alimentação vegana e que ela permite que você tenha a mesma qualidade de vida ou até maior do que comendo alimentos com origem animal, é importante que você saiba como substituir ingredientes.
Leites: de fato, o leite de vaca é muito usado nas mais variadas receitas e até mesmo no café da manhã. Mas, existem diversas opções 100% vegetais, como o leite de amêndoa, aveia, coco, amendoim e muitos outros.
Bife: A proteína presente no bife é muito alta, mas outros alimentos podem ser usados para superá-la, como, por exemplo, a soja, tofu, quinoa, espinafre, ervilhas e castanha de caju.
Queijo: muitas pessoas que adotam o veganismo sentem muitas saudades do queijo, mas existem opções veganas feitas a base de amêndoas, por exemplo.
Manteiga: sabia que existem manteigas vegetais? Elas estão em alta e são muito usadas por quem está começando a dieta vegana agora, pois são bastante semelhantes com as de origem animal.
Ovo: os ovos podem fazer falta na hora de fazer um bolo macio, mas usar gotinhas de vinagre de maçã ou até mesmo lecitina de soja apresenta resultados parecidos.
Como os produtos Chlorella podem ajudar nisso?
A Green Gem Chlorella, assim como outros produtos a base dessa poderosa alga, são mais que aliados de pessoas veganas.
A chlorella é uma alga 100% natural, criada de maneira orgânica e sem qualquer tipo de químicos. Sua produção é segundo as leis nacionais e internacionais, assim como a importação segue rígidos protocolos.
Essa pequena alga apenas no tamanho possui todos os nutrientes que uma pessoa precisa em seu dia a dia, incluindo a vitamina B12, quase todos os aminoácidos, vitaminas, minerais e até mesmo carboidratos.
Esse alimento pode ser ingerido em cápsulas ou em pó, podendo fazer parte de uma gama de receitas veganas, cheias de sabor e nutrientes.
Esse suplemento natural permite que você siga esse novo estilo de vida sem se preocupar com déficit de calorias.