fbpx
1

Quais são as diferenças entre Chlorella e Spirulina?

A Chlorella e Spirulina vêm ganhando destaque como superalimentos, sendo conhecidas como complementos benéficos à dieta, o que pode gerar dúvidas para algumas pessoas.

Alguns especialistas até dizem que as algas são o alimento do futuro e que devem ser parte cada vez mais presentes na alimentação humana. 

Só tome cuidado para não confundir: a Spirulina não é a mesma coisa que Chlorella, apesar de serem seres vivos altamente poderosos tanto para a nossa saúde quanto para a nutrição.

Existem diversas variedades de alga que você pode provar, mas poucas delas chegam perto dos benefícios de Chlorella e Spirulina. 

No entanto, você sabe a diferença entre elas e como escolhê-las? Confira abaixo o que cada uma pode fazer pelo seu corpo!

Existe diferença entre a Chlorella e Spirulina?

Antes de falar sobre a forma correta de consumir a Chlorella e a Spirulina, assim como os benefícios de cada uma, é bastante importante diferenciar essas duas poderosas aliadas da saúde, para entender o que cada uma é o que apresenta de diferente.

De fato, para algumas pessoas se tratam da mesma alga, seja pela aparência, o poder de nutrição de cada uma e também a forma de serem usadas, já que ambas podem ser usadas em forma de pó ou pequenos tabletes.

No entanto, é importante saber o que torna cada uma única e com as suas particularidades.

Em primeiro lugar, a Spirulina não é uma alga em si, mas uma cianobactéria. Apesar de realizar fotossíntese e fornecer oxigênio para as águas onde vive, é um ser unicelular, mas que pode ser encontrado em colônias e filamentos.

É um dos seres vivos mais antigos do planeta, com cerca de três bilhões de anos, o que para muitos cientistas é uma das maiores responsáveis pela oxigenação do globo e do surgimento das mais variadas espécies.

Já a Chlorella pode ser definida como uma microalga, já que possui complexos celulares completos, como de outras plantas, Já a Chlorella pode ser definida como uma microalga, já que possui complexos celulares completos, como de outras plantas, encontrada em água doce.

Além das diferenças em definição e apesar de serem consideradas superalimentos, possuem também composição diferenciada. Ao passo que a Chlorella é o alimento com mais clorofila no mundo, a Spirulina é um poderoso antioxidante natural.

Benefícios da Chlorella

A Chlorella é considerada um superalimento e tem diversos benefícios quando inserida na dieta. Ela pode ser consumida por todos, desde atletas de alto rendimento até grávidas que procuram um complemento na alimentação.

Quem consome a alga consegue melhorar o sistema imunológico, ampliar a quantidade de proteína ingerida, desintoxicar o corpo e muito mais! 

Esse alimento é muito mais rico em proteínas que as fontes mais convencionais. Vinte gramas da alga conseguem suprir um adulto de 20% das suas necessidades diárias.

Também existem indícios de que o consumo da Chlorella ajuda a desintoxicar o corpo de diversas formas. Ela é recomendada para pacientes que passam por tratamentos como quimioterapia e radioterapia. 

A clorofila presente na alga faz com que o corpo consiga remover substâncias nocivas dentro das células.

Através do consumo regular de Chlorella, o indivíduo consegue controlar até alguns fatores de risco para desenvolvimento do câncer. Por isso, ela está se tornando um alimento tão conhecido e procurado.

Achou que a alga tem poucos benefícios? Ela ainda possui o Fator de Crescimento Chlorella (em inglês Chlorella Growth Factor, o CGF), um composto que só existe nessa fonte alimentar e estimula a reconstrução de tecidos no corpo. 

O CGF é ideal para quem está passando por cicatrização e precisa de um complemento alimentar adequado.

Como consumir?

Quando o assunto é a forma de consumo da Chlorella, muitas pessoas acreditam que é difícil ou que a pequena alga pode ter um gosto difícil de combinar com os alimentos. No entanto, o seu consumo é simples e fácil de agregar na dieta.

Em primeiro lugar, a Chlorella pode ser encontrada tanto em tablets quanto em pó, de forma que os tablets são indicados para quem prefere tomar a alga com sucos ou água, de forma rápida.

Já na sua forma de pó, é para quem quer agregar a alga em dietas variadas, como o risoto, guacamole e até mesmo o pudim, que agrada diversos paladares.

Engana-se quem pensa que para ser saudável e se alimentar bem precisa passar fome ou deixar de lado alimentos saborosos. Com a Chlorella, muitos pratos se tornam saudáveis, sem perder sabor ou consistência.

Benefícios da Spirulina

A Spirulina é uma cianobactéria muito potente, que mesmo não sendo uma alga, ainda assim ganha o título de um superalimento, que agrega na dieta de pessoas de todas as idades.

Quem consome Spirulina consegue ingerir uma grande variedade de:

  • Vitaminas;
  • Minerais essenciais;
  • Ácidos graxos;
  • Ácidos nucleicos;
  • Polissacarídeos;
  • Antioxidantes.

Tudo isso num ser vivo unicelular que muitas pessoas sequer sabiam que existia até alguns anos atrás! Pelo menos 70% do seu peso são proteínas, o que é excelente já que ela possui pouquíssimas calorias. 

Quem está tentando perder peso e ganhar massa magra encontra nela uma boa aliada.

Além disso, a Spirulina é rica em betacaroteno, substância que está mais presente nessa cianobactéria do que na própria cenoura. Seus aminoácidos contribuem para a sensação de saciedade após a refeição, mais um benefício para quem está tentando perder peso.

Mesmo quando comparada com outros suplementos, a Spirulina tem vantagens. Por ter uma parede celular diferenciada que não é feita de celulose, a cianobactéria é de fácil digestão. 

Assim, o organismo consegue fazer uso de seus nutrientes de forma muito mais rápida e fácil.

Até seu tom azulado foi descoberto como um ponto positivo. Ele acontece por causa de uma substância que só ocorre na Spirulina e que auxilia a preservar funções cerebrais, saúde cardíaca e o sistema imunológico.

Como consumir?

A Spirulina possui o consumo semelhante com o da Chlorella, com a diferença de que alguns estabelecimentos oferecem a cianobactéria em forma de comprimidos também.

Ela pode ser ingerida cerca de 40 minutos antes do almoço e jantar, mas assim como a Chlorella, precisa de indicação do nutricionista, que irá falar sobre a quantidade adequada e a forma de tomar o superalimento.

A Spirulina também pode ser agregada em receitas diferentes, desde o suco com limão até o pão, ideal para ser agregado com geleias naturais e demais acompanhamentos.

Chlorella e Spirulina

Conforme a sociedade evolui, surgem novas formas de alimentar-se de maneira saudável. As algas e cianobactérias com certeza são uma opção, especialmente quando o assunto é Chlorella e Spirulina. 

A Chlorella é bastante versátil e utilizada principalmente por quem deseja cuidar da saúde e manter seu sistema imunológico saudável. Por ser a planta mais rica em clorofila que existe, ela proporciona uma desintoxicação incomparável. 

A Spirulina não possui essa propriedade já que não é uma alga, mas sim uma cianobactéria.

A Chlorella também é um bom suplemento proteico, mas não tão rica quanto a Spirulina, que tem cerca de 70% do seu peso em proteínas. Por isso, o uso da cianobactéria é mais voltado para a suplementação e complementação da dieta.

Ela também é indicada para quem precisa perder peso e para atletas que buscam aumentar a quantidade de massa magra sem elevar a ingestão de calorias. 

Atletas conseguem mais um benefício desse alimento: ela é fonte do ácido GLA, que é extremamente raro em alimentos naturais. Ele possui efeitos anti-inflamatórios que previnem dores musculares e o overtraining de quem está em competição.

Portanto, podemos recomendar a Chlorella quando o objetivo é:

  • Desintoxicar o corpo;
  • Aliviar os sintomas de tratamentos como radioterapia e quimioterapia;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Conter os efeitos do envelhecimento.

A Spirulina pode ser indicada para:

  • Aumentar a ingestão de proteínas;
  • Consumir ácidos graxos essenciais;
  • Consumir antioxidantes únicos da Spirulina.

As duas também podem ser usadas para promover a saúde do intestino e melhorar a digestão.

Como escolher a melhor?

Na hora de escolher o suplemento para complementar sua dieta, considere com cuidado seus usos. Faz bastante diferença ingerir Spirulina ou Chlorella, apesar de muita gente confundir as duas.

Além disso, tome bastante cuidado com a marca e o lugar de origem do seu superalimento! A Chlorella, em especial, é bastante sensível ao ambiente onde é criada. Ela absorve poluição e metais pesados facilmente e pode piorar sua saúde se for de má procedência.

A Chlorella de Taiwan é a mais indicada, já que pesquisas revelam que é a mais pura e confiável. A Green Gem oferece algas de excelente procedência e qualidade que complementam sua dieta. 

Você pode escolher a Chlorella em comprimidos/tabletes ou pó e até mesmo cápsulas do CGF, o fator de crescimento da Chlorella.

Não deixe que a falta de conhecimento te impeça de consumir produtos tão bons para sua saúde.

É possível consumir as duas juntas?

Após conhecer os benefícios da Chlorella e Spirulina, algumas pessoas ficam com receio sobre qual delas escolher para agregar na sua dieta e acabam deixando de usufruir dos benefícios de alimentos tão poderosos.

A verdade é que ambas podem ser ingeridas juntas, seja em forma de tabletes ou em pó nas diferentes receitas disponíveis com esses dois superalimentos.

O importante é ter em mente os seus objetivos e saber dosar a quantidade delas, bem como a forma ideal de ingerir durante o dia.

É interessante como elas podem fazer toda a diferença na sua vida! Aproveite para ler também sobre como aumentar a imunidade de forma natural com a Chlorella.

10 Comentários

  • Gisele

    Gostei das informações.
    Obrigada.

    • Adriano Pasquali

      Olá, Gisele. Tudo bem?
      Que bom que tenha gostado! Espero que siga acompanhando nosso blog 🙂

      Forte abraço!

  • Silvana Oliveira

    Bom dia, podemos consumir as duas ao Meo tempo?

    • Adriano Pasquali

      Olá, Silvana. Tudo bem?
      Sim! Tanto a Green Gem Chlorella, alga de água doce, como a Spirulina, cianobactéria, podem ser ingeridas como complemento pelo ser humano.
      Não há problemas se forem ingeridas juntas, apenas é necessário adequar a quantidade de cada uma conforme orientação de um nutricionista.

      Forte abraço!

  • Marta

    Excelente artigo, informação muito clara. Fiquei apenas com uma dúvida: tem que se consumir apenas uma de cada vez ou se podemos conciliar as duas? Obrigada

    • Adriano Pasquali

      Olá, Marta. Tudo bem?
      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Em relação à sua dúvida, tanto a Green Gem Chlorella, alga de água doce, como a Spirulina, cianobactéria, podem ser ingeridas como complemento pelo ser humano.
      Não há problemas se forem ingeridas juntas, apenas é necessário adequar a quantidade de cada uma conforme orientação do profissional nutricionista.

      Forte abraço!

  • Edna

    Qual quantidade devo consumir de spirulina?

    • Adriano Pasquali

      Olá, Edna! Tudo bem?
      Como trabalhamos apenas com a Chlorella, não temos como orientá-la quanto ao consumo da Spirulina.
      Por isso, indico que você procure uma orientação com o fornecedor da Spirulina.

      Agradeço seu contato.
      Forte abraço!

  • Dario

    Olá, eu uso regularmente a Spirulina, treino musculação, mas a chlorella está difícil de achar sou do ABCD SP

Deixe um comentário