Chlorella para atletas: como ela preserva a função imunológica durante o treinamento
Quem trabalha com atletas sabe: assim que a estação fria começa a chegar boa parte da equipe apresenta problemas de saúde típicos do inverno. São gripes, resfriados e rinites que parecem surgir do nada e atrapalham muito o treinamento.
Apesar de a atividade física ser conhecida por seus benefícios para a saúde, nem sempre é assim. Quem pratica atividades intensas diariamente pode sofrer com uma queda na proteção do sistema imunológico. Felizmente, existem maneiras de resolver o problema, sendo uma delas através do uso da chlorella para atletas.
Leia também:
Prevenir anemia: 5 práticas saudáveis (incluindo a chlorella)
5 motivos para você se apaixonar pela Chlorella Orgânica
O que é chlorella?
Chlorella é uma alga unicelular verde bastante comum. Esse tipo de alga é bastante comum, especialmente no oriente. Seu desenvolvimento ocorre em água doce e limpa, então você não a encontrará reproduzindo em água parada. Assim como diversos outros organismos unicelulares a chlorella se reproduz rápido, podendo se multiplicar cerca de 4 vezes em um dia. Ou seja, a alga tem grande capacidade de se espalhar.
Quando vemos a alga no dia a dia é até difícil pensar que ela pode ser usada como alimento funcional. Presente desde os primórdios da terra, é um dos organismos mais antigos por aqui. Hoje em dia seu uso está em destaque e chama a atenção.
Considera-se que a alga é um alimento completo. Em sua composição é possível encontrar:
- Proteínas;
- Vitaminas;
- Aminoácidos;
- Minerais;
- Carboidratos;
- Gorduras boas;
- Clorofila.
Até entre outras plantas a chlorella se destaca, pois possui a maior quantidade de clorofila entre todas as outras. Só para entender, 100g de chlorella em pó fornecem cerca de 2.890mg de clorofila.
Alguns estudos mostram que suas substâncias têm efeitos benéficos para o corpo. Quem consome a alga consegue aumentar a produção de anticorpos e melhorar a defesa do corpo contra infecções virais e bacterianas.
Um estudo japonês com mulheres lactantes reconheceu que aquelas que ingeriram chlorella tiveram um aumento na concentração de anticorpos no leite.
Considerando tudo que a alga tem, será que é possível usar a chlorella para atletas?
Por que atletas têm necessidades especiais
Já deu para perceber que a alga é extremamente benéfica para o corpo, considerando uma pessoa que pratica atividade física moderada no máximo. Atletas são completamente diferentes, especialmente pelo seu nível de treinamento.
Modalidades esportivas de competição envolvem a necessidade de treinos intensos e frequentes. Um maratonista, por exemplo, precisa correr muito mais para se preparar para uma competição. Não adianta fazer corridinhas curtas como um praticante ocasional faria.
Como resultado da atividade física intensa o corpo sofre com uma queda no sistema imunológico. Isso é o contrário do que aconteceria com um praticante de atividades físicas leves ou moderadas. Em geral, níveis mais baixos de exercícios são responsáveis por melhorar o sistema imunológico.
Porém, no caso de quem treina muito e pesado, a produção de anticorpos diminui razoavelmente. Além disso, tomar medidas preventivas comuns como lavar as mãos não são suficientes. Boa parte das doenças que surgem com essa queda vem de vírus e bactérias latentes no corpo que ativaram quando a barreira dos anticorpos diminuiu.
É por isso que o inverno é um período tão ruim para equipes esportivas. Muitos dos atletas acabam com o sistema imunológico prejudicado e contraem problemas como gripes e resfriados. O pior de tudo é que a doença reduz o desempenho esportivo e pode até afastar o indivíduo dos treinos por um certo período.
Existem outros problemas gerados pelo treino esportivo. A intensidade do exercício faz com que certas musculaturas passem a operar de maneira anaeróbia. Isso é comum quando o músculo passa de seus limites normais. Como resultado, o músculo cria ácido lático, uma das substâncias responsáveis pela dor muscular após o treinamento.
Ou seja, quando falamos em atletas estamos falando de um público com necessidades especiais para prevenir dores, inflamações e doenças.
Benefícios da chlorella para atletas
Considere a queda de imunidade em atletas especialmente durante ciclos de treinamento intenso. Ela é responsável por levar a um maior aparecimento de doenças e inflamações, além de quedas bruscas de desempenho físico. Portanto, treinadores devem evitar essa queda de imunidade da melhor maneira possível.
Existe uma maneira simples: complementar a alimentação com chlorella para atletas. A alga é conhecida por estimular a produção de anticorpos no corpo. Com um sistema imunológico em funcionamento normal, o praticante de esportes fica protegido de problemas como a gripe. É a melhor maneira de evitar o aparecimento de doenças e infecções nesse tipo de público.
Estudos analisaram atletas que consumiram chlorella diariamente durante um ciclo de treinamento. Depois eles foram comparados com o grupo de controle que não fez a ingestão desse suplemento. Quem tomou a alga não teve queda na produção de anticorpos apesar dos treinos puxados.
Quer mais vantagens? A chlorella é uma excelente fonte de proteínas que pode ser usada para complementar a alimentação do atleta. Vinte gramas da alga em pó são o suficiente para suprir cerca de 20% da necessidade diária de proteínas de um adulto.
Quem passa por treinos intensos sofre mais quebra muscular. Posteriormente, os músculos devem ser recuperados e, para isso, é preciso ter a quantidade correta de proteínas. Caso o atleta tenha uma dieta pobre, corre o risco de queimar massa magra e perder músculo.
A chlorella também reduz as dores musculares após o treino. Outras substâncias presentes na alga incentivam a regeneração de tecidos e ajudam a dissipar o ácido da musculatura mais rapidamente. Ou seja, é possível garantir que o atleta terá um menor tempo de recuperação após o treino e ainda evitar a dor.
Opções para usar chlorella para atletas
Existem algumas maneiras de incluir a chlorella na dieta de atletas. O suplemento é oferecido em pó, comprimidos e cápsulas, cada um com seu valor nutricional de acordo com a quantidade de alga.
O atleta pode misturar uma quantidade de pó nos próprios alimentos, incluindo shakes e saladas. Outra opção é tomar algumas cápsulas ou comprimidos todos os dias. É possível pedir ajuda para um nutricionista esportivo que vai determinar a quantidade necessária do suplemento por dia.
O que importa é conseguir ingerir a quantidade necessária de nutrientes para cada indivíduo. A chlorella possui uma variedade imensa de benefícios para praticantes de esportes competitivos. Então por que não aproveitá-la para deixar a prática ainda mais segura e com melhor desempenho?