Como evitar clientes inativos?
Os clientes inativos são um problema presente em empresas de todos os setores, inclusive as de produtos naturais, sendo necessário entender as causas para evitar novos casos.
Esse tipo de cliente pode ser definido como aquele que comprou na sua empresa uma vez ou até era fiel, mas que não compra mais há pelo menos 30 dias. Apesar disso não parecer uma preocupação para muitos gestores, é um sinal que merece atenção.
Em primeiro lugar, porque pode sair caro para a sua loja. Segundo um dos especialistas mais conhecidos de marketing, o Philip Kotler, prospectar um cliente novo pode ser de cinco a sete vezes mais caro do que fidelizar um já existente.
Isso porque os esforços e recursos usados para apresentar a organização para um cliente em potencial e convencê-lo de uma compra são muito maiores do que fazer com que uma pessoa que já conhece a sua empresa e produtos compre de novo.
Além disso, a não fidelização de clientes, principalmente no varejo e em lojas no geral, pode indicar que alguns pontos da sua organização podem melhorar, como, por exemplo, o atendimento, preços e até mesmo a variedade e qualidade de produtos na sua loja.
Engana-se quem pensa que o importante é vender, mesmo que seja uma única vez para aquela pessoa. O fundamental é fidelizar esses compradores, para que se tornem clientes felizes, recorrentes e que indicam a sua loja.
A médio e longo prazo o marketing gratuito feito pelos seus clientes satisfeitos se torna uma verdadeira solução para as suas vendas. As pessoas podem falar da sua empresa pessoalmente, nas redes sociais ou nas suas conversas cotidianas, fique atento.
Pensando em ajudar você a entender mais sobre os clientes inativos, os principais motivos deles existirem e o que fazer para recuperar essas pessoas, criamos esse conteúdo. Continue por aqui e entenda como é importante se atentar a esses clientes.
Por que um cliente se torna inativo?
O primeiro passo para reativar os clientes inativos é evitar que os atuais entrem para essa lista, é entender o que os leva a deixar de comprar com você ou até preferirem um concorrente no futuro.
Uma das principais causas é o ato da empresa se preocupar em encantar os clientes a ponto de fazê-los comprar uma vez. No entanto, organizações que investem demais em captação e esquecem do resto adquirem muitos clientes que compram uma única vez.
Isso acontece pois nem sempre se atentam com todos os motivos que fazem um cliente fidelizar. É necessário oferecer um produto de qualidade, atual, com preço dentro do mercado e atendimento que seja um sucesso.
Não basta ter um site atrativo e anúncios que prometem diversos benefícios com aquela determinada solução, se assim que comprar o cliente se sentir enganado e demorar bastante a voltar a negociar com a empresa.
Outra causa bastante comum que pode gerar clientes inativos é o ato de não trazer as melhorias recomendadas por eles, como no caso de um software que apresenta problemas ou um perfume que não tem a fixação prometida.
Ao não serem ouvidos, os usuários se sentem ignorados. Então, começam a procurar outras opções, geralmente com os maiores concorrentes da empresa, que podem entregar melhorias e soluções mais rapidamente.
Existe diferença entre cliente inativo e cliente perdido?
Uma dúvida bastante comum é se os clientes inativos são iguais aos perdidos. No entanto, a verdade é que são diferentes e é muito importante entender isso para dar os primeiros passos na recuperação deles.
Ao passo que os clientes inativos são aqueles que estão sem comprar na sua organização por determinado tempo, geralmente depois de 30 dias, os perdidos são aqueles que além de deixarem de comprar, acabam preferindo os concorrentes.
É importante entender que o cliente inativo pode se tornar a qualquer momento um cliente perdido, já que ele tem determinados motivos para deixar de comprar com a sua organização ou aumentar os intervalos de compra.
Vale a pena tentar recuperar clientes inativos?
Depois de saber o que são os clientes inativos e porque é importante se atentar a esse problema que pode acontecer na sua organização, muitos gestores se questionam se é importante tentar recuperar essas pessoas que estão a um passo de serem perdidas.
A verdade é que vale a pena tentar reativar esses usuários, principalmente porque é mais barato do que captar clientes novos, assim como é uma forma de conseguir mais receita, de uma forma relativamente mais simples, já que as pessoas já conhecem a sua organização.
Nessa fase, é importante entender o que causou a falta de compras e o que pode ser feito para que aquela pessoa volte a comprar e se encantar com a empresa, como das primeiras vezes.
Como fazer isso?
Para que um cliente que está prestes a procurar um concorrente, é importante tomar algumas decisões para fazê-lo mudar de ideia, como, por exemplo:
Tenha um cadastro atualizado e sistema de CRM inteligente: dessa forma, você poderá conhecer melhor a sua base de clientes e pode estruturar estratégias a partir deles.
Entenda mais sobre o contexto: é importante entender o porquê do cliente ter deixado de comprar, o quanto ele já gastou com a sua empresa e principalmente se as queixas dele foram atendidas com os seus produtos.
Faça campanhas segmentadas: campanhas de e-mail marketing, com promoções ou oportunidades especiais para essas pessoas, ou até mesmo mensagens no WhatsApp, podem ajudar bastante na reativação.
Pesquisa de satisfação: é importante entender um pouco mais sobre a visão do cliente perante a sua empresa e as soluções que vende.
Interessante como entender mais sobre os clientes inativos é o melhor caminho para evitar novos e reativar os atuais, não é mesmo? Continue por aqui e leia também sobre como escolher o melhor revendedor de produtos naturais em seis dicas.