Função dos aminoácidos não essenciais no organismo
A função dos aminoácidos não essenciais está diretamente ligada a uma vida mais saudável, com mais qualidade, imunidade e energia.
Apesar do nome dado a essas substâncias, sua presença é essencial para diversos processos fundamentais para o organismo.
Compreender a atuação desses componentes é essencial para adotar uma rotina mais saudável e procurar maneiras de consumir todos os nutrientes necessários para uma vida com mais bem-estar.
Para saber qual a função dos aminoácidos não essenciais no organismo humano e o que são essas substâncias, continue a leitura!
O que são aminoácidos não essenciais?
Os aminoácidos não essenciais são unidades produzidas pelo próprio organismo e que desempenham um papel central em diversos processos do corpo humano.
A distinção entre essa categoria e a dos aminoácidos essenciais é justamente a maneira pela qual os adquirimos.
Enquanto os primeiros são sintetizados pelo próprio corpo, os segundos só são adquiridos através da alimentação e suplementação das substâncias.
Contudo, é essencial manter altos os níveis da presença desses aminoácidos no organismo, de maneira que a suplementação é também uma opção para o grupo dos não essenciais.
Alguns exemplos desse tipo de substância são a glicina, a alanina, a arginina, a serina, a cisteína e a tirosina.
A função dos aminoácidos difere de um para outro, sendo que cada integrante desse grupo possui propriedades particulares.
No entanto, há também aplicações em comum que fazem deles componentes essenciais para uma vida mais saudável.
Qual a função dos aminoácidos não essenciais no organismo?
A função dos aminoácidos não essenciais no organismo está ligada a diferentes aspectos, uma vez que participam de vários processos.
O sistema imunológico, por exemplo, depende da presença dessas substâncias, uma vez que são elas as responsáveis por formar os anticorpos.
Além disso, cada integrante desse grupo possui propriedades particulares, que contribuem para o bom funcionamento do organismo como um todo.
A glicina, por exemplo, desempenha um importante papel nos sistemas digestivo e nervoso, com alta capacidade antioxidante.
Já a alanina tem uma ação voltada para os níveis de açúcar no sangue, ajudando a regular esses índices.
A prolina participa da formação do colágeno, sendo essencial para a manutenção da elasticidade da pele e também para o funcionamento de veias, articulações, tendões e do músculo cardíaco.
O sistema nervoso, por outro lado, pode se beneficiar da atuação da tirosina, que consiste em um precursor de neurotransmissores como a dopamina.
Esses são apenas alguns exemplos dos onze aminoácidos não essenciais e dos papéis que desempenham no organismo humano, cada um com suas propriedades específicas.
Apesar dessas particularidades, também podemos atribuir algumas funções gerais a essas substâncias, tendo em vista sua participação em processos diversificados e que se complementam.
Sua atuação no sistema imunológico é exemplo disso, assim como o fato de consistirem em importantes fontes de energia para o organismo.
Além disso, essas moléculas participam da síntese de diversos hormônios, sendo esse mais um ponto que faz com que sejam essenciais para o bom funcionamento do corpo humano como um todo.
Por fim, uma das principais atuações desses aminoácidos se dá na formação das proteínas.
Como se relaciona com as proteínas?
Como vimos, os aminoácidos não essenciais apresentam propriedades diversificadas e muito relevantes para o organismo humano, fazendo com que sejam extremamente importantes para seu bom funcionamento.
Um bom exemplo da sua grande relevância nos processos que ocorrem no organismo é a sua participação na formação de proteínas.
Cerca de 20% do corpo humano consiste em proteína, sendo essa uma unidade essencial para diversos processos biológicos.
Elas são estruturas complexas, formadas por cadeias de moléculas, e sua produção depende diretamente da presença dos aminoácidos, que são o material cuja união dá origem a elas.
Assim, as proteínas são formadas por estruturas bastante complexas, que ligam moléculas de aminoácidos, resultando nesse composto tão importante para o organismo.
Dessa maneira, podemos concluir que a função dos aminoácidos é parte fundamental da formação de estruturas como músculos, tendões, cartilagens, unhas e cabelos.
Aminoácidos não essenciais na Chlorella
Apesar de serem sintetizados naturalmente pelo próprio corpo, especialmente pelo fígado, pode ser importante suplementar os aminoácidos não essenciais, de modo que o organismo conte com quantidades suficientes para realizar todos os seus processos.
A Chlorella, por exemplo, consiste em uma ótima opção para quem quer regular seus níveis de aminoácidos e garantir uma vida mais saudável.
Também conhecida como “alga verde”, a Chlorella fornece uma grande diversidade de nutrientes, sendo utilizada como suplemento para alcançar um organismo mais equilibrado e um melhor funcionamento das células.
No caso dos aminoácidos não essenciais, esse produto tem muito a oferecer, uma vez que conta com uma alta quantidade dessas substâncias, provendo ao corpo as condições necessárias para realizar todos os seus processos biológicos.
Com a Green Gem Chlorella, da Paversul, é possível incluir essas substâncias e muitas outras na sua rotina, garantindo um dia a dia mais saudável e com muito mais bem-estar.
Esse produto impressionante provê uma ampla gama de nutrientes necessários para o corpo humano, incluindo os aminoácidos, o que garante um organismo com mais imunidade e uma vida com muito mais energia.
Acesse nosso site, confira nossos produtos e adquira já a Green Gem Chlorella para aproveitar todos os benefícios de uma vida mais saudável.