Conheça a história da Chlorella!
Já falamos bastante sobre a importância da Chlorella e como essa microalga traz diversos benefícios para o organismo. No entanto, muita gente não conhece as origens desse superalimento. Por isso, hoje vamos falar da história da Chlorella.
Conheça a história da Chlorella
De acordo com os estudiosos, a Chlorella apareceu na Terra há mais de 2 bilhões de anos. Constituída por uma única célula esférica, deve sua cor à clorofila (o pigmento da fotossíntese), que contém em quantidades excepcionais.
Ela é, inclusive, a maior fonte natural de clorofila do mundo: de todas as algas verdes estudadas, a Chlorella tem entre 3 e 5% de clorofila pura natural. Para fins de comparação, essa microalga tem cerca de 10 vezes mais clorofila do que vegetais como a alfafa e o espinafre.
A história da Chlorella começou a ser registrada em 1890, depois que foi descoberta pelo microbiologista holandês Martinus Willem Beijerinck. Anos mais tarde, ela continuou fascinando e intrigando pesquisadores. Muitos estudos foram conduzidos com a Chlorella a partir de 1950. Nesta época, ela era vista como uma forma potencialmente útil de combater uma possível escassez global de alimentos devido ao aumento da população.
A Chlorella foi produzida e consumida pela primeira vez na Ásia, principalmente no Japão. Inclusive, neste país foi criado um instituto de pesquisa focado na microalga em 1957.
No entanto, foi na famosa ilha de Formosa (atual Taiwan) que ela se tornou uma potência mundial. Não à toa, o país é conhecido como “o Reino da Chlorella” e produz a alga mais pura do mundo.
Como a Chlorella ganhou o mundo
Demorou um tempo até os estudiosos compreenderem todo o potencial da Chlorella. Foi só após a Segunda Guerra Mundial, quando os continentes procuravam formas de lidar com as perdas do combate, que a microalga ganhou destaque.
Nesta época, a história da Chlorella ganhou novas dimensões. Ela passou a ser vista como uma promissora fonte primária de alimento e uma possível solução para a então crise de fome no mundo.
Estados Unidos, Alemanha e Japão realizaram estudos cooperativos para desenvolverem a tecnologia para cultivar, colher e processar Chlorella em grande escala comercial. Isso ocorreu devido à alta concentração de proteínas e rápida taxa de crescimento da microalga, indicando-a como uma possível fonte de alimento.
O avanço dos estudos também aumentou o conhecimento sobre os efeitos medicinais da alga. A partir da década de 1950, o consumo desse superalimento passou a ser associado a uma série de benefícios, como redução do colesterol e aumento da disposição física.
Na década de 1960, alguns investigadores afirmaram que as algas diminuíram os efeitos secundários da quimioterapia e retardariam o crescimento de certas células cancerosas. A maior parte da pesquisa foi realizada no Japão, onde a Chlorella se estabeleceu como um alimento popular ou suplemento dietético.
E engana-se quem pensa que a história da Chlorella se restringiu aos limites da Terra. A Nasa já afirmou que, graças a sua rica composição nutricional, os astronautas levam a microalga como suplemento alimentar durante as missões espaciais.
Surgimento da Taiwan Chlorella Manufacturing
No meio de tantas possibilidades, surge, na década de 1960, uma empresa comprometida com a saúde e o bem-estar das pessoas. A Taiwan Chlorella Manufacturing possui três modernas fábricas: a Taipei, a Taoyuan Zhongli e a Pingtung Longquan. Juntas, elas são responsáveis por 70% de todos os produtos do segmento no mercado global.
Tudo isso sem ignorar a história da Chlorella e mirando sempre no futuro. A empresa dispõe das técnicas mais completas para pesquisa e desenvolvimento do produto, sendo eleita diversas vezes como a melhor escolha entre fabricantes de Chlorella.
No Brasil, apenas a Paversul é autorizada a comercializar a Green Gem Chlorella, marca internacional da Taiwan Chlorella Manufacturing. A partir dessa parceria exclusiva, buscamos promover a saúde e o bem-estar das pessoas, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da sociedade.
Conhecer a história da Chlorella é apenas o primeiro passo. Se você quer ver essa transformação no seu dia a dia, anote a próxima dica. A Paversul está presente em mais de 150 cidades de 18 estados brasileiros. Clique aqui e saiba onde encontrar um ponto autorizado mais perto de você!