O que a falta de zinco no corpo pode causar?
A presença de algumas substâncias é essencial para o bom funcionamento do organismo. Nesse sentido, a falta de zinco no corpo pode trazer prejuízos à saúde.
Esse mineral está presente em diversas partes do corpo e tem efeitos benéficos quando conta com níveis adequados, sendo importante estar atento a maneiras de mantê-lo em boa quantidade.
Neste post, falaremos sobre os efeitos da falta de zinco no corpo humano e o que fazer para evitar esse quadro. Confira!
Por que ocorre deficiência de zinco?
A falta de zinco no corpo é um problema que afeta boa parte da população mundial, trazendo prejuízos à saúde e reduzindo o bem-estar.
Estudos publicados pela revista científica Nature Plants mostram que cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo todo apresentam baixos níveis de zinco no organismo.
A condição pode ser causada por diversos fatores, que vão desde doenças e quadros médicos até a ausência de hábitos importantes no dia a dia, como uma alimentação balanceada.
Alguns distúrbios, que podem levar a uma baixa concentração da substância no organismo, incluem doença de Crohn, colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável.
O principal motivo de levarem a essa redução dos níveis de zinco é o fato de que interferem no processo digestivo, impedindo que o corpo absorva as quantidades necessárias do nutriente.
Assim, podemos observar que a alimentação é um fator relevante para estarem regulados os índices da substância no organismo.
A gestação e o período de amamentação também podem gerar falta de zinco no corpo, uma vez que o mineral é muito utilizado pelo organismo nesses estágios.
Outra condição que pode causar esse quadro é o alcoolismo, uma vez que é reduzida a capacidade do corpo de absorver a substância.
Qual a funcionalidade do zinco no corpo?
O zinco participa de diversas funções, por isso é fundamental tomar cuidado para que seus níveis não fiquem baixos demais.
É possível detectar sua presença em diversas partes do corpo humano, incluindo ossos, dentes, cabelo, pele, fígado e músculos.
Uma das suas funções está atrelada à produção de novas células, bem como ao fortalecimento do sistema imunológico, de maneira que a substância contribui diretamente para um dia a dia mais saudável.
Por conta de sua atuação na fabricação de células novas, o zinco é um importante componente no processo de cicatrização de feridas e também no crescimento do indivíduo.
Além disso, participando de diversos procedimentos, a substância contribui para a melhora da memória e da capacidade de concentração, aumento da libido, bom funcionamento da tireoide, regulação dos níveis de insulina e ganho de massa magra.
Dessa maneira, seus benefícios são muitos e a falta de zinco no corpo pode trazer prejuízos ao impossibilitar esses processos.
Afinal, o que a falta de zinco no corpo causa?
Existem alguns sintomas que podem ser sinais da falta de zinco no corpo.
Perda de peso repentina e sem explicação, dificuldade de cicatrização de feridas, perda de apetite e diarreia frequente são alguns dos indícios de que é preciso suplementar a ausência da substância no organismo.
Outros acontecimentos comuns são a dificuldade de foco e agilidade, perda de cabelo, aparecimento de erupções cutâneas, além de uma piora perceptível no paladar e no olfato.
Caso seja observada a presença desses sintomas, é imprescindível procurar um médico para verificar quais os níveis de zinco no organismo.
Após a consulta, o paciente poderá realizar exames de sangue e de urina, que informam a concentração da substância e podem confirmar se é essa a causa dos sintomas percebidos pelo paciente.
Além disso, é possível incluir suplementos na rotina alimentar e verificar se há uma melhora no quadro do paciente, assim confirmando que a falta de zinco no corpo era a origem dos problemas.
Como repor o zinco com Chlorella?
A alimentação é um importante fator para a manutenção de bons níveis de zinco no organismo, sendo fundamental ingerir alimentos que apresentem uma boa concentração da substância.
Carne vermelha, peixe, frango e leguminosas são alguns exemplos de boas opções para quem tem baixos níveis do mineral.
Contudo, há casos em que a origem do problema não é a alimentação do indivíduo, mas a capacidade do seu organismo de absorver os nutrientes ingeridos.
Por esse motivo, investir em uma boa suplementação é uma alternativa mais segura e eficaz de evitar a falta de zinco no corpo.
A Green Gem Chlorella Zn+ da Paversul é a opção ideal para uma vida mais saudável e uma rotina com mais energia e bem-estar.
Além de todos os benefícios trazidos por essa alga, o produto proporciona também a regulação dos níveis de zinco no corpo, melhorando os diversos procedimentos dos quais o mineral faz parte.
Para incluir a Green Gem Chlorella Zn+ no dia a dia, é possível escolher a opção em pó ou em comprimidos, optando por aquela que for mais prática para cada pessoa.
Acesse nosso site, confira nossos produtos e comece já a investir em uma vida mais saudável.