fbpx
1

O que são aminoácidos e quais seus benefícios?

Ao falar em alimentação saudável, é muito comum aprender sobre os principais nutrientes e seus papéis. É aí que entra a questão sobre o que são aminoácidos.

Essenciais e presentes em todos os seres vivos, inclusive microorganismos, vegetais, animais e, claro, os humanos, os aminoácidos existem em abundância e podem ser descritos em mais de 20 tipos, responsáveis por diversas funções dentro do corpo.

Inclusive, são tão importantes que fazem parte de, ao menos, 20% de todo o corpo humano, então se, por exemplo, uma pessoa tem 70 quilos, cerca de 14 quilos de sua massa são formados por esse nutriente.

Depois da água, esse é o componente mais abundante em nosso corpo e entender sobre o que são aminoácidos, seus tipos e sua importância é essencial para ficar mais atento sobre a ingestão correta deles. Confira!

O que são aminoácidos?

Apesar de serem muito conhecidos e citados em dietas pelos nutricionistas, muitas pessoas não sabem ao certo o que são aminoácidos e porque são tão importantes.

Em primeiro lugar, eles são nada mais que blocos presentes na construção de proteínas. Existem cerca de 100.000 tipos e todos eles são compostos pelos mesmos 20 aminoácidos. O corpo humano é mesmo incrível!

Dentro dos 20 tipos existentes, duas definições dividem eles: os aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo e que devem ser ingeridos por meio da alimentação e os não essenciais, que são produzidos pelo organismo.

Nove aminoácidos são considerados essenciais, sendo eles:

  • histidina,
  • isoleucina, 
  • leucina, 
  • lisina, 
  • metionina, 
  • fenilalanina, 
  • treonina, 
  • triptofano,
  • valina.

Eles estão ricamente presentes em carnes de porco, leites, derivados, queijos e vegetais, como soja, quinoa, Chlorella e chia.

Como você deve imaginar, os aminoácidos são extremamente importantes para a formação do nosso corpo e na composição de proteínas, mas também servem para regular centenas de funções.

Um grande exemplo disso é a saúde da pele, pois colágeno e queratina são proteínas muito presentes nela e estão envolvidas na elasticidade e flacidez.

Quais os benefícios dos aminoácidos para a saúde?

Agora que você sabe o que são aminoácidos, é muito importante que entenda seus benefícios para o corpo, para dar uma atenção especial à ingestão daqueles que não são produzidos naturalmente.

Ajudam a melhorar o humor e o sono

Engana-se quem pensa que os aminoácidos estão presentes em funções da saúde corporal. 

O triptofano, um dos tipos essenciais, está fortemente ligado à produção de serotonina, o neurotransmissor considerado o do bom humor e felicidade.

Sendo assim, com a correta ingestão deste componente, as pessoas podem sentir melhoras no humor e na qualidade do sono, já que a insônia é causada por ansiedade e demais fatores emocionais que podem ser equilibrados com a serotonina.

Previnem uma série de doenças

Os aminoácidos são fatores essenciais para a produção de proteínas que, além de serem importantes para o crescimento muscular e até mesmo manutenção da pele, ajudam na imunidade, sendo assim, no combate e prevenção de uma série de doenças.

Aqui vale lembrar que não existe receita milagrosa de ingestão certa de proteínas por dia, sendo importante manter uma dieta adequada e certificar-se que os aminoácidos essenciais estão sendo ingeridos na medida certa, já que só por meio da alimentação entram no corpo.

Aumentar a concentração e o desempenho de atividades cotidianas

A tirosina é um dos aminoácidos mais importantes para o sistema nervoso, para a concentração e realização de atividades do cotidiano.

Isso porque é precursora de alguns neurotransmissores, como dopamina, noradrenalina e adrenalina.

Além disso, esse importante aminoácido está ligado à ação antidepressiva e também na síntese da melanina, pigmento responsável pela cor de olhos e pele.

A tirosina também tem um grande benefício de estar relacionada à melhora da memória e ajudar no tratamento de doenças crônicas e degenerativas, como o Parkinson.

Contribuem para a cicatrização e rejuvenescimento

Como dissemos no começo deste artigo, os aminoácidos podem fazer muita diferença na saúde da pele, estando envolvidos no rejuvenescimento, cicatrização e elasticidade dela.

Isso porque estão diretamente ligados na produção de colágeno e queratina, importantes proteínas que estão presentes em nossos cabelos, pele e unhas, de forma a mantê-los com saúde e trabalhando adequadamente.

Não é raro que pessoas desnutridas apresentam pele seca, com pouco viço e cabelos sem brilho e unhas quebradiças.

Confira os aminoácidos contidos na Green Gem Chlorella!

Considerada uma super alga e 100% natural, a Green Gem Chlorella é um superalimento rico em aminoácidos, tendo em sua composição 18 dos 20 tipos existentes.

Entre eles pode-se citar a lisina, leucina, fenilalanina, histidina, isoleucina, metionina, triptofano, treonina, valina, arginina, alanina, ácido glutâmico, aspartato, cistina, glicina, tirosina, prolina e serina.

Rica em outros nutrientes, como vitaminas, proteínas, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e até mesmo ácido fólico, a Greem Gem Chlorella é um dos únicos superalimentos presentes na natureza que possui todos os nutrientes que uma pessoa precisa diariamente.

Aproveite para saber mais sobre essa alga e leia também sobre como a Chlorella pode ajudar na prevenção da cegueira.

Deixe um comentário