Quando realizar a revisão da precificação de produtos?
A precificação de produtos é um pilar muito importante para a sua loja, tanto para que os valores não sejam abusivos quanto para não sair no prejuízo.
Engana-se quem pensa que basta fazer uma breve pesquisa na concorrência para se ter uma base do quanto cobrar na sua empresa. A verdade é que quando se trata de colocar um preço no que é vendido em sua loja, é necessário seguir mais parâmetros.
Os preços não são importantes apenas para atrair clientes ou tornar a sua empresa mais competitiva. É a partir deles que você poderá pagar os seus custos, comprar novos insumos e manter colaboradores e a loja em si.
Principalmente em uma loja de produtos naturais, onde a maioria dos insumos são comprados de distribuidores e outros produtores, é necessário saber a qual valor revendê-los, de forma a ser justo tanto para a sua empresa quanto para os clientes.
Inclusive, se você acha que os preços são decididos apenas por achismos, enganou-se. Eles levam em conta diversos fatores, como o público-alvo, concorrência, custos da matéria-prima, padrões do mercado, objetivos da empresa, custos de logística e margem de lucro.
Além disso, existem empresas que também consideram a percepção de valor de seus clientes, que apesar do estudo do público-alvo indicar que estão dispostos a gastar determinados valores em um produto, querem receber alta qualidade e vantagens.
Outro fator muito importante a se considerar quando o assunto é precificação de produtos é que é necessário fazer o reajuste deles de tempos em tempos. Isso acontece devido à inflação, reajustes e até mesmo o seu investimento na loja em si.
Aprofunde-se no universo da precificação e reajuste de preços neste post e perceba o quanto é fundamental se atentar a esse pilar da sua organização. Continue a leitura e anote as nossas dicas.
Qual a importância da precificação de produtos?
A precificação de produtos, como dissemos no começo desse conteúdo, vai muito além do que analisar o valor dos concorrentes. Trata-se de mais um ponto estratégico da sua empresa, que precisa levar em conta os seus custos e objetivos.
Muitos gestores acabam colocando determinados preços em suas mercadorias considerando apenas o valor que gastaram comprando-a do distribuidor, mas a verdade é que é necessário pensar desde a comissão da equipe até as taxas das maquininhas.
De fato, não se trata de uma conta fácil e muito menos simples de se fazer. Os preços envolvem uma grande quantidade de variáveis, inclusive o perfil do seu cliente e do quanto ele costuma comprar, a frequência e, principalmente, o quanto quer gastar.
Principalmente em épocas de crise, como a que o mundo enfrenta desde o surgimento da COVID-19, as pessoas precisam saber que ao comprar determinadas mercadorias estarão fazendo um bom negócio, ao passo que tenham as suas necessidades atendidas.
Sendo assim, a precificação de produtos é um dos pontos principais que servem tanto para manter a empresa de pé quanto os clientes interessados pelo que a sua marca oferece.
Diferença entre preço e valor
Para algumas pessoas, preço e valor são a mesma coisa, mas a verdade é que apesar de parecerem isso, são diferentes.
Ao passo que o preço é a quantia paga pelo usuário ao fazer uma compra, o valor vai muito além. Ele é a utilidade e importância que aquele produto apresenta, que inclusive o cliente que estipula um, para que possa avaliar se ele paga um determinado preço por ele.
Se, por exemplo, para o seu cliente o valor de uma peça não corresponde ao seu preço, ele dificilmente irá comprar. Geralmente, os usuários levam em conta fatores como a qualidade, necessidade de ter aquele item e, claro, o quanto irá beneficiá-lo.
Uma pessoa pode gastar centenas de milhares de reais em uma casa nova pelo que esse imóvel significa em sua vida e jamais pagaria algo semelhante para ter um carro de luxo, já que para ela não é algo que vale o preço.
Quando é necessário realizar a revisão dessa precificação?
Agora que você sabe um pouco mais sobre o processo de colocação de preços nos produtos da sua loja, é hora de entender qual o momento certo de fazer a revisão deles, o que é algo totalmente natural e presente em empresas do mundo todo.
Alguns dos principais motivos do aumento de preços está a inflação, a necessidade da sua empresa aumentar os lucros e até mesmo agregar mais valor a determinados itens, que na concorrência são mais caros e apresentam menos diferenciais.
É muito importante ser justo nesse reajuste e apesar dele ser necessário por alguns motivos, pense também nos seus clientes e de que forma esse aumento irá impactar neles.
Ao aumentar os preços, você precisa de uma justificativa ou adicionar melhorias na empresa e no atendimento para que esse maior investimento do cliente seja percebido a cada dia.
Como realizar esse processo?
Ao passo que a inflação aumenta, bem como o preço de insumos, os reajustes salariais de colaboradores e até mesmo o custo de energia elétrica, dentre outros serviços fundamentais, é necessário reajustar os preços de forma gradativa.
De qualquer forma, os seus clientes irão perceber os aumentos, mas se forem bruscos e de uma porcentagem elevada, pode assustá-los. Além disso, é preciso que esse aumento seja justificado!
Seja qual for o segmento da sua loja, faça um estudo completo e saiba que tanto na hora de precificar quanto de reajustar os seus produtos é necessário estratégia.
Agora que você sabe de tudo isso, tire as suas dúvidas se a venda de produtos naturais realmente é uma boa pedida.