Prevenir anemia: 5 práticas saudáveis (incluindo a chlorella)
Uma das doenças que costumam atingir boa parte da população mundial é a anemia. Só no Brasil, são em média 2 milhões de pessoas que registram casos da doença todos os anos. O problema de saúde está relacionado diretamente com a falta de glóbulos vermelhos, a também chamada hemoglobina no nosso sangue. Portanto, é fundamental prevenir a anemia.
São esses glóbulos vermelhos que desempenham o papel de transportar oxigênio pelo nosso sangue. Se eles não trabalham, podemos ter sintomas que indicam anemia. Os mais comuns são relacionados à falta de ar, rápido sentimento de fadiga no corpo, tonturas e batimentos cardíacos irregulares.
Leia também:
5 motivos para você se apaixonar pela Chlorella Orgânica
Afinal, para que serve a Chlorella?
Por conta de todos esses fatores, essa é uma doença tratada como grave. Foi pensando nisso que preparamos esse conteúdo com 5 práticas saudáveis que você pode implementar no seu dia a dia buscando prevenir anemia e ainda ajudar outras funções do nosso organismo. Confira:
1. Uso da chlorella
Não poderíamos começar essa lista de uma forma diferente. Prevenir anemia utilizando a chlorella é uma das melhores opções disponíveis. Além de todos os benefícios que ela agrega para o nosso corpo, a microalga possui um alto nível de ferro na sua composição.
O ferro e também o magnésio são importantes para a produção de hemoglobinas no sangue. Ambos estão presentes na rica composição da chlorella. O ferro, por exemplo, possui um nível 80 vezes maior em 100g de chlorella do que o espinafre, outro famoso componente com alto índice deste mineral.
O ferro tem grande destaque na composição da chlorella, o que faz ela ser reconhecida como um importante agente de prevenção contra a anemia.
A chlorella é uma excelente opção para prevenir anemia quando inserida na sua rotina de consumo diário.
2. Alimentação saudável e equilibrada
Uma das grandes causas da anemia é o consumo alimentar inadequado no dia a dia. O exagero em alimentos que não agregam nutrientes ao nosso organismo pode provocar esse problema de saúde. Exemplo disso pode ser o excesso de fast foods ou produtos congelados.
A recomendação é ter uma alimentação saudável e bastante equilibrada, ingerindo todos os dias os componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Com isso, você atingirá o nível adequado de absorção de ferro no organismo tranquilamente.
Confira uma lista de vários alimentos que são ricos em ferro e podem ajudar a manter um volume adequado de consumo desse importante mineral:
- Banana
- Folhas verdes
- Arroz
- Uva
- Abóbora
- Ameixa
- Ervilha
- Gema de ovo
- Alga marinha
- Cereais integrais
Se estiver com a disposição para mudar seus hábitos e consumir mais alimentos que estão nesse grupo dos ricos em ferro, é importante que procure um profissional da área nutricional para passar as orientações completas das suas refeições.
Lembre-se que a prevenção é o melhor caminho para se manter sempre saudável e evitar a necessidade de combater doenças mais sérias como a anemia.
3. Ingestão de alimentos ricos em vitamina C
A vitamina C é um componente muito importante para o nosso corpo, não só por todos os benefícios que fornece, mas também por ser um dos itens que mais auxiliam na absorção do ferro no organismo. Ela também contribui com o auxílio ao nosso sistema imunológico e a queima de gordura.
Isso significa que quanto mais alimentos ricos com vitamina C, que também é um componente importante presente na composição da chlorella, mais o seu corpo vai se beneficiar com o consumo do ferro.
Além da laranja, confira alguns outros itens naturais que são ricos em vitamina C e que indiretamente ajudam a prevenir anemia:
- Casca de limão
- Tangerina
- Acerola
- Mamão
- Kiwi
- Goiaba
- Morango
4. Evite o consumo excessivo de chá e café
Se existem alguns alimentos ricos em vitamina C que ajudam bastante na absorção de ferro no organismo, também há aqueles que causam o efeito contrário, ou seja, diminuem a absorção de ferro no corpo.
Os mais conhecidos e que já passaram por estudos para comprovar essa ação foram o chá e o café. Nas refeições que são feitas junto dos chás, a absorção de ferro no organismo sofre uma redução de 62%. Já quando existe o consumo de café, a redução é de 53%.
Para aquelas pessoas que já possuem uma alimentação balanceada com boa concentração de ferro, os efeitos não são sentidos pelo organismo. Assim, pode continuar com uma boa quantidade de ferro absorvida. Mas quem não costuma se alimentar bem e ainda consomem essas bebidas, fica o alerta para reduzir este consumo e prevenir anemia.
Não só essas bebidas que podem causar esse efeito no nosso corpo. Outros itens também provocam essa mesma reação que diminui o poder de absorção do ferro, assim como a prática de fumar. Confira os principais:
- Cerveja
- Barras de chocolate
- Laticínios
- Sorvetes
- Refrigerantes
5. Suplementos de ferro
Para completar nossa lista com as 5 práticas saudáveis para prevenir anemia, precisamos falar da opção dos suplementos de ferro. Eles são conhecidos também como sais de ferro, indicados principalmente para pessoas que possuem uma deficiência já comprovada deste mineral.
Como vimos, essa ausência significativa de ferro pode ser a grande causador da anemia. Por isso, os suplementos surgem como um agente de prevenção rápida contra a doença, antes que ela se estabeleça no corpo.
É importante que procure um médico para receber a recomendação ideal de consumo desse tipos de suplemento.
Gostou de saber mais sobre como prevenir anemia? Viu que para evitar esse problema sério você pode contar com a ajuda da chlorella? Então continue acompanhando o blog da Paversul para conferir mais dicas e informações sobre este valioso produto natural. Até a próxima!