Qual a importância do magnésio para o organismo?
Muito se fala sobre a correta ingestão de sais e minerais para o organismo, mas você sabe a importância do magnésio?
Diversos nutrientes, como as proteínas, aminoácidos, vitaminas, gorduras, água e carboidratos, por exemplo, fazem parte de processos fisiológicos dentro do nosso corpo, podendo atuar desde a nossa nutrição até na melhora da qualidade de sono e energia para o dia.
Por falar no magnésio especificamente, esse nutriente é responsável por mais de 300 reações bioquímicas, que, por sua vez, estão relacionadas a variados benefícios que podem fazer toda a diferença no nosso cotidiano.
Por isso, é muito importante conhecer um pouco mais sobre a importância do magnésio e saber como ingerir esse poderoso mineral corretamente por meio da dieta. Continue a leitura e fique por dentro.
O que é magnésio?
Antes de entender a importância do magnésio, é interessante conhecer um pouco mais sobre ele.
Magnésio é um mineral abundante em nosso organismo e essencial para variadas funções orgânicas.
Apesar de ter muitas utilidades, tem como principais benefícios a metabolização da glicose no sangue, atua na formação dos ossos, síntese de DNA e RNA, e também da glutationa, que é uma poderosa antioxidante e contribui para a recuperação de nossas células.
Além disso, pode ser útil para atletas, pois melhora o desempenho físico por ser presente na contração muscular, ajuda no controle da diabetes, justamente por fazer parte do transporte do açúcar, assim como pode melhorar o humor.
Isso porque está relacionado à produção de serotonina, conhecida por ser o neurotransmissor da felicidade, bem-estar e controle de ansiedade e depressão.
O magnésio, apesar de ser tão importante, deve ser ingerido por meio de alimentos como aveia, banana, leite, amendoim e Chlorella, nas quantidades ideais.
Qual a importância do magnésio?
Agora que você conhece um pouco mais desse mineral, veja a seguir algumas de suas principais funções que o tornam tão especial e necessário para pessoas de todas as idades e gêneros, principalmente para quem quer manter a saúde em dia.
Deixa os ossos mais fortes
A importância do magnésio é muito grande quando se trata da saúde dos ossos, já que, além de estar envolvido na formação deles, também garante que eles se mantenham firmes, o que previne a osteoporose, doença que causa perda gradativa da massa óssea.
Além disso, este mineral influencia na quantidade de hormônios de paratireoides, que, por sua vez, influenciam na quantidade de cálcio no sangue, outra substância essencial para o nosso esqueleto.
Inclusive, existem evidências de que pessoas que sofrem de perda de massa óssea, principalmente no caso de mulheres na fase da menopausa, possuem menos quantidade de magnésio no corpo, o que comprova a eficácia desse mineral para nossos ossos.
Previne dores de cabeça, inclusive enxaquecas
Dores de cabeça não são bem-vindas nunca, principalmente em casos mais graves, como enxaqueca, que pode causar náuseas, afastamento do trabalho e demais sintomas que podem ser de grande incômodo para quem a possui.
A importância do magnésio se estende para pessoas que possuem dores de cabeça recorrentes e enxaquecas, pois atua de forma a dilatar algumas veias da cabeça, impedindo esses fenômenos.
Inclusive, a vasodilatação do magnésio é tão potente que pode ajudar em pacientes com asma, dilatando os brônquios.
Alivia o estresse, ansiedade e depressão
Problemas de saúde mental, como estresse, ansiedade e até mesmo a depressão, infelizmente estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros, seja pela rotina atribulada, acúmulo de funções e demais circunstâncias da vida pessoal e profissional.
A importância do magnésio é muito grande quando se fala de saúde mental, já que a falta dele pode ser fator de risco para o aparecimento dessas condições.
Isso porque, conforme mencionamos brevemente, está ligado à produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.
Diminui o risco de doenças cardíacas
Além de problemas emocionais estarem cada dia mais em alta no Brasil, problemas cardiovasculares (como AVC, infarto e hipertensão) matam centenas de milhares de pessoas todos os anos no país.
O magnésio pode fazer toda a diferença na prevenção, já que pode atuar na regulação da pressão arterial e a diminuição de acúmulo de gordura nas artérias.
Como consumir esse mineral?
De fato, a importância do magnésio para nossa saúde é imensa, mas você sabe como garantir a quantidade certa do mineral diariamente?
Uma das melhores formas é por meio da ingestão de uma dieta balanceada e pela suplementação com Chlorella.
A alga criada 100% de maneira natural em água doce e ao ar livre possui magnésio e muitos outros componentes, como vitaminas A, C e E, proteínas e outros minerais, garantindo em poucas quantidades o aporte ideal de nutrientes.
Não mude sua dieta bruscamente ou adicione químicos na sua vida, a Green Gem Chlorella é um superalimento verde com seu potencial energético garantido e certificado não só aqui no Brasil, mas no mundo todo.
Aproveite e conheça mais sobre essa alga revolucionária para cuidar do seu bem-estar.