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Franquias de produtos naturais estão bombando: veja por quê!

Alimentar-se bem e adotar hábitos saudáveis é cada vez mais comum hoje em dia, não é mesmo?

Aparentemente, a alimentação saudável está se tornando uma forte tendência inclusive no mercado de franquias. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, as redes do país registraram um crescimento de 7% em 2018.

O aumento está relacionado a uma melhora gradual no cenário econômico brasileiro, mas também reflete os novos interesses dos consumidores.

Com mais vendas e mais pessoas interessadas no que as franquias têm a oferecer, novas unidades também estão abrindo. Ainda segundo dados da ABF, a expansão das unidades de franquias de produtos naturais é de 5%.

O forte crescimento do mercado está ligado a fatores culturais e éticos de alguns grupos. Consumidores mais críticos não buscam somente qualidade nos produtos, mas também garantia de segurança e de que o alimento escolhido será benéfico para a saúde.

Estudos indicam que o público de negócios relacionados a produtos naturais não se importa de gastar mais em suas compras.

De acordo com pesquisa da BCG (Boston Consulting Group), divulgada pela SA.Varejo, 12% dos consumidores brasileiros pretendem gastar mais com alimentos saudáveis. Outros 13% afirmaram que desejam manter os gastos como no ano anterior, ou seja, nada de economia no setor.

Oportunidades no mercado de franquias

Percebe-se que o mercado de franquias de produtos naturais está em expansão. Quem já possui uma franquia precisa aproveitar o momento para conquistar novos clientes e fidelizá-los para aumentar ainda mais o faturamento do seu negócio.

As oportunidades na área variam de acordo com o tipo de público e produto oferecido. Para que você não deixe de faturar com a onda fitness que atinge o país e promete estimular ainda mais a venda de produtos naturais, confira algumas oportunidades abaixo.

1. Alimentação

Comer fora já faz parte da rotina do brasileiro. Não importa se a pessoa está no trabalho ou a passeio, é provável que procure opções interessantes e práticas para se alimentar.

Há poucos anos era difícil encontrar um restaurante focado em produtos naturais numa praça de alimentação de shopping, por exemplo. Mas hoje o cenário mudou.

Já existem diversas franquias especializadas em alimentação natural rápida. Algumas até vendem fast food produzido especialmente para esse público. Consumidores que buscam essas opções querem alimentos saudáveis que cheguem quentinhos e saborosos no seu trabalho ou mesa de restaurante.

Também vale a pena investir em opções para dietas especiais, como low carb e gluten free.

2. Venda de produtos

Algumas cidades menores ainda não possuem muitas lojas especializadas na venda de produtos naturais, mas as franquias tentam mudar isso. Existem alguns negócios especializados na distribuição desses produtos, incluindo itens como:

  • Pães;
  • Doces;
  • Chás;
  • Grãos;
  • Lanches;
  • Alimentos prontos.

O grande diferencial dessas lojas é disponibilizar produtos de alta qualidade que são difíceis de encontrar em mercados ou negócios convencionais. Por trabalharem com muitos itens exclusivos ou marcas próprias da franquia elas possuem outra vantagem: a exclusividade.

Consumidores que desejam bons produtos naturais acabam se transformando em compradores fiéis. Ou seja, é uma ótima oportunidade para fidelizar e manter clientes!

3. Suplementos

Quem entra numa loja de suplementos geralmente encontra diversas opções de produtos altamente manipulados e alterados quimicamente.

Eles podem vender qualidade e resultado rápido, mas não conseguem oferecer o que algumas franquias já perceberam que é um diferencial: produtos naturais e seguros.

De acordo com o Global Wellness Institute o mercado de bem-estar movimentou US$ 4,2 trilhões em todo o mundo. Por isso, não dá para ficar de fora da oportunidade de vender suplementos naturais ou com o mínimo de manipulação química.

As franquias que trabalham com esse tipo de suplemento ainda são limitadas no Brasil. Por isso, quem decidir expandir seus negócios por meio desse modelo conseguirá se tornar um vendedor exclusivo na sua região.

4. Produtos para nichos específicos

Restrições alimentares e escolhas baseadas na ética estão moldando a forma de se alimentar do público. Assim, começam a surgir no mercado franquias de produtos naturais que têm como objetivo atender nichos específicos.

São lojas focadas na venda de produtos livres de glúten ou lactose ou, em alguns casos, voltadas para o público vegano e vegetariano.

Uma das grandes vantagens de trabalhar com o modelo de franquia é a garantia de qualidade por meio de processos padronizados.

Quem escolhe realizar dietas desse tipo, seja por opção ou condições de saúde, sempre toma cuidado com a forma de preparação dos alimentos. Por isso, uma franquia que trabalhe somente com esses produtos ajuda a evitar contaminação cruzada e gera mais confiança no consumidor.

Benefícios de franquias de produtos naturais para franqueador

O franqueador que está tentando aumentar o número de unidades do seu negócio não pode perder essa oportunidade.

A demanda por franquias de produtos naturais no mercado brasileiro não para de aumentar. O melhor de tudo é o fato deste ser um nicho novo e ainda inexplorado em muitas regiões.

Por isso, com uma boa divulgação e produtos de qualidade franqueadores têm a chance de expandir seu negócio nacionalmente.

Na realidade, as oportunidades vão além da barreira nacional. Marcas de franquias brasileiras estão ganhando cada vez mais espaço no exterior.

Pesquisas da ABF mostram que atualmente existem 145 marcas brasileiras com atuação em 117 países. As franquias de beleza e bem-estar estão em segundo lugar entre o número de franquias brasileiras internacionalizadas, seguidas pelas de alimentação.

Benefícios de franquias de produtos naturais para franqueados

Trabalhar com franquias de produtos naturais é uma oportunidade de crescimento para qualquer empreendedor ou empresário. Quem já está na área sabe: ter o nome de uma grande marca faz toda a diferença para conquistar o consumidor.

O segmento de produtos naturais é bastante específico e com um público muito particular. O produtor precisa ser cuidadoso com a preparação, embalagem e até certificações que seu alimento recebe.

Quem trabalha com nichos, como glúten free e veganos, precisa ser ainda mais cauteloso, como mencionamos acima.

Optar por franquias de credibilidade que já estão no mercado há algum tempo ajuda a ganhar a confiança e mostrar uma comprovação de qualidade. Os processos padronizados da franquia garantem ao consumidor que não importa se ele consome o produto em São Paulo ou no Paraná, a qualidade será idêntica.

Percebe-se que o crescimento no mercado de franquias de produtos naturais está em ascensão. É o momento de investir em novidades e produtos de qualidade que possam trazer cada vez mais clientes para o seu negócio!

Quem trabalha com produtos naturais sabe que a qualidade é um dos maiores diferenciais. Por isso, queremos que você conheça um produto excelente que pode mudar a vida dos seus consumidores: a Chlorella. Confira nosso infográfico com os vários benefícios desse superalimento para a saúde.

Benefícios da Chlorella para o organismo

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