O que vender em loja de produtos naturais?
Uma dúvida muito comum de lojistas é sobre o que vender na loja de produtos naturais e, para respondê-la, é necessário ter conhecimento de mercado e também entender quem é o seu público, ou seja, o seu cliente.
O segmento de alimentação saudável cresce à medida que aumenta a consciência das pessoas por maiores cuidados com a saúde, aliada à necessidade do consumo inteligente dos alimentos.
Sua loja tem um papel importantíssimo para auxiliar os consumidores a identificarem produtos de qualidade e com boa procedência.
Quando o cliente encontra nela os produtos certos, no momento ideal, seguramente você será um grande aliado na busca por bem-estar e uma vida com mais saúde.
Por isso, saber o que vender em sua loja de produtos naturais assegura mais satisfação e confiança por parte dos compradores e mais assertividade nas vendas.
Mas como saber o que vender em loja de produtos naturais? Leia nossas dicas a seguir que vamos ajudar você a entender melhor sobre o assunto!
Por que investir em uma loja de produtos naturais?
Antes de saber o que vender em uma loja de produtos naturais, é importante entender se esse segmento é um bom negócio para você em diferentes sentidos.
Afinal, ao montar um negócio, é fundamental se identificar com o público-alvo, entender a rentabilidade e os valores envolvidos nesse tipo de mercado.
Imagine, por exemplo, um vegetariano abrindo uma hamburgueria tradicional. Meio contraditório e talvez até incoerente, não é mesmo?
Portanto, antes de começar qualquer tipo de negócio, independentemente da quantidade de capital que você tiver disponível, é importante fazer uma análise completa do mercado, além de planejar o investimento da melhor forma para que o novo negócio seja um sucesso.
Pensando nisso, criamos alguns tópicos que mostram que a loja de produtos naturais é um segmento que pode ser o ideal para você decolar e conquistar uma cartela de clientes fiéis e que irão virar verdadeiros fãs da marca.
Mercado amplo
Quando o assunto é loja de produtos naturais, muitas pessoas acham que se trata de um mercado extremamente nichado, com poucas opções de produtos e perspectivas para crescer.
No entanto, a verdade é totalmente a contrária.
O mercado de produtos naturais, orgânicos e saudáveis está crescendo bastante, principalmente porque as pessoas estão cada dia mais informadas e buscando um estilo de vida com menos químicos, ultraprocessados e exageros.
Por isso, não é raro encontrar pessoas que buscam alternativas para reduzir o consumo de sal, gordura e açúcar.
Os produtos naturais, em regra geral, são minimamente processados, possuem rótulos curtos e nenhum ingrediente que o comprador não consiga identificar, diferente de comidas prontas congeladas, repletas de conservantes, acidificantes e essências.
Sendo assim, qualquer pessoa pode querer se alimentar melhor e ter um estilo de vida mais equilibrado, de forma que o público-alvo da sua loja pode ser bastante amplo a depender do mix de produtos trabalhados.
Promover saúde
Ter uma loja de produtos naturais também é ajudar a promover a saúde, de forma que os itens vendidos estão longe de serem responsáveis pelo aumento de casos de obesidade, diabetes, colesterol alto, dentre tantas outras condições.
Além disso, por ser um mercado mais saudável e voltado para quem quer comer comida de verdade, você também estará ajudando pessoas que procuram por praticidade.
Inclusive, 74% dos brasileiros tendem a procurar fast foods pela rapidez e conveniência de encontrar comida pronta e acessível.
Muitas pessoas não fazem ideia de que mercadorias vindas de uma loja de produtos naturais também podem ser fáceis de fazer, saborosas e o melhor: saudáveis.
O Brasil é um dos países com mais obesos no mundo, estando na quinta posição do ranking feito pela revista Exame, o que precisa ser rapidamente tratado, para que a população tenha mais qualidade de vida e longevidade.
Crescimento do vegetarianismo no Brasil
Por último e não menos importante, não poderíamos deixar de citar que o comportamento de consumo e alimentação dos brasileiros também está em evolução, de forma que a procura pelo vegetarianismo e veganismo está aumentando sensivelmente.
Atualmente, 14% dos brasileiros se declaram vegetarianos, e escolheram esse estilo de vida por uma gama de causas, como, por exemplo, o respeito ao meio ambiente e aos animais que são amplamente explorados em fazendas.
Além disso, carnes de animais são um dos alimentos que mais possuem gorduras, de forma que para quem quer ter uma dieta mais saudável, ser vegetariano pode ser um excelente caminho.
Sendo assim, as lojas de produtos naturais se tornam uma opção também para essas pessoas, que terão certeza de que estão no lugar certo para encontrar o tipo de alimento ideal para elas.
O que vender em loja de produtos naturais?
Sabe por que é importante considerar essa questão? Porque o consumidor de produtos naturais é muito mais seletivo!
Ele pesquisa o que está comprando, estuda o fornecedor, lê a matéria-prima e depois decide o que realmente é benéfico para ele e para sua família.
Saber o que vender em sua loja de produtos naturais é muito mais que fazer uma lista de compras, adquirir qualquer item ou decidir pelo que está mais barato.
Tomar cuidado com a qualidade dos produtos significa agradar mais aos consumidores e garantir novas recompras. Então vale a pena pensar na questão.
Para tomar essa decisão, você precisará passar por um amplo planejamento e estudo do mercado.
Primeiro, é importante saber o que já está disponível na sua cidade para entender como é possível diferenciar seu negócio.
Quem mora em cidades grandes, por exemplo, provavelmente já tem uma loja de produtos naturais bastante completa.
Mas ela nem sempre atende as pessoas de bairros mais longes. Então, estude se o seu negócio pode atender a essas pessoas.
Em cidades menores é mais fácil encontrar seu nicho de mercado. A tendência de produtos naturais ainda está chegando em alguns lugares e talvez sua região seja uma delas.
Tente encontrar algo que lhe torne diferente da concorrência, não importa se é com uma variedade maior de produtos, foco em um nicho específico, como veganos e vegetarianos, com um atendimento diferenciado ou ainda com itens de qualidade superior.
Tipos de produtos que você pode vender
Sabia que produtos naturais fazem parte de um grande segmento de mercado com vários nichos diferentes?
Escolher especialidades para seu negócio ajuda a atrair clientes segmentados e que estão dispostos a pagar mais por encontrar tudo o que precisam em um único local.
Então confira algumas dicas para isso:
Produtos veganos e vegetarianos
A causa animal está ganhando mais e mais visibilidade.
Por isso, muitas pessoas estão em busca de um estilo de vida mais saudável que não prejudique vidas animais.
É assim que os nichos vegetarianos e veganos conseguiram crescer consideravelmente.
Só é importante lembrar que nem todo produto vegano é natural.
Busque opções que combinem os nichos para conseguir oferecer ainda mais qualidade e bem-estar para seu consumidor.
Produtos livres de lactose
A intolerância à lactose é uma deficiência comum que impede algumas pessoas de consumirem alimentos deliciosos.
Para compensar, eles buscam produtos livres de lactose com qualidade e sabores diferenciados para complementarem a dieta.
Suplementos alimentares
Os suplementos disponíveis no mercado podem trazer uma série de benefícios à saúde, mas será que são realmente confiáveis?
Alguns podem ser cheios de químicos, como conservantes, aromatizantes artificiais e colorantes.
A intenção é melhorar seu sabor para quem os consome sem prejudicar o valor nutricional. Mas como já sabemos, ingerir produtos cheios de alterações químicas nem sempre é interessante ao organismo.
Portanto, oferecer suplementos naturais \ ajuda a alcançar um público maior, além de ser um serviço bastante exclusivo.
Só é importante tomar cuidado com a origem dos suplementos para ter certeza que eles vêm de uma fonte confiável e sem contaminações.
Produtos que aumentam a longevidade e melhoram a qualidade de vida
A expectativa de vida da população está aumentando. Mas viver mais não significa viver melhor.
Percebendo isso, muitos consumidores estão em busca de produtos que ajudem a aumentar a longevidade e, especialmente, a qualidade de vida.
Alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas e outras substâncias naturais estão se tornando um destaque entre os produtos naturais.
Óleos, como o de aloe vera, são usados com frequência para melhorar a qualidade da pele e até no tratamento de feridas.
Produtos de cogumelos, frutas e até algas, como a Chlorella, que são ricos em antioxidantes, também são bastante populares neste meio.
Produtos mais procurados pelo consumidor
Estar atento à vontade do consumidor ajuda a garantir sucesso na hora de decidir o que vender em sua loja de produtos naturais.
O mercado está sempre passando por mudanças e atualizações – e você precisa acompanhar!
Eventualmente pode surgir uma novidade no mercado que atrai consumidores e deixar a oportunidade passar pode ser o grande passo para o fracasso.
Para ajudar, selecionamos alguns dos produtos mais procurados em lojas desse tipo. Eles são populares e podem aumentar as vendas.
Óleo de prímula
É um óleo rico em substâncias anti-inflamatórias e também ajuda a regular os hormônios femininos.
Ajuda a amenizar os efeitos da TPM, como irritabilidade, alterações de humor e inchaço.
Proteína de soja isolada
Nas academias, as proteínas isoladas mais comuns possuem derivados de lactose, que é o caso do Whey Protein, proteína do leite.
Pessoas com restrições alimentares ou que seguem uma dieta vegana ou vegetariana preferem a proteína de soja, que é tão eficiente quanto, mas produzida de um jeito mais natural.
Matchá
Chás em geral são populares nas lojas de produtos naturais, mas nenhum supera o Matchá.
Ele é mais rico em antioxidantes que outros tipos, como o chá-verde, e ajuda na perda de peso.
Chlorella
Essa alga já é conhecida como um superalimento.
Além de ser rica em proteínas e antioxidantes, ela é uma das melhores fontes de clorofila que alguém pode inserir na dieta.
Por que escolher bons fornecedores?
Já sabe o que vender em sua loja de produtos naturais?
A última etapa desse processo é decidir os fornecedores e precisamos frisar como isso é importante.
Dependendo de qual empresa você comprar seus produtos, estará oferecendo algo de excelente qualidade para o consumidor.
Mas também existe o risco de optar por produtos que não são realmente naturais, contaminados ou mal armazenados.
Isso pode gerar uma má reputação da sua loja na região e afastar os possíveis clientes.
Para evitar essa situação, o ideal é escolher empresas confiáveis, de credibilidade e segurança, tanto na qualidade das mercadorias, quanto na entrega.
Um fornecedor é praticamente um parceiro de negócio.
Então, decida com muito cuidado e sua loja de produtos naturais estará no caminho certo.
Interessante como o mercado de produtos naturais é surpreendente, não é mesmo?!
Esperamos que tenha tirado todas as suas dúvidas sobre o que costuma-se vender em lojas de produtos naturais!
Aproveite para conhecer a Paversul, a única distribuidora de Green Gem Chlorella do Brasil.
Nome (Carlos Alberto Alvesobrigatório)
Tenho uma loja de produtos naturais, Natureba do cônego, quero ampliar meus negócios. Aguardo contato para uma parceria.atenciosamente.
Carlos
Adriano Pasquali
Oi, Carlos! Tudo bem?
Agradeço pelo teu contato e interesse em trabalhar com nossa Chlorella.
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