Minha loja de produtos naturais precisa fazer um mapeamento de mercado?
Para alavancar as vendas e permitir que lojas de diferentes segmentos cresçam, existem diversas estratégias e ações, entre elas o mapeamento de mercado.
Engana-se quem pensa que grandes marcas tanto de lojas online quanto físicas não possuem um grande planejamento e um conjunto de estratégias bem demarcadas por trás de todo o sucesso.
De fato, não são todas as empresas que usam o mapeamento de mercado, onde algumas podem ter resultados até então positivos sem esse estudo, mas a verdade é que com ele qualquer empresa pode apresentar resultados ainda maiores e previsíveis.
Um dos maiores desafios do varejo é o de ter uma previsão de demandas, para que possam comprar os insumos certos, mantendo assim o estoque com o que mais tem saída, para atender os picos, principalmente em datas comemorativas.
Principalmente para as organizações que estão começando agora, as incertezas sobre o volume de vendas e a busca por determinados produtos são muito maiores do que uma empresa consolidada em determinado setor, que já passou por muitas eras.
Apesar de o setor de vendas estar longe de ser uma ciência exata, já que lida com elementos subjetivos, como as emoções, desejos e necessidades dos clientes, é possível atrelar dados de mercado e estudos de determinados segmentos para melhorar as estratégias.
As vendas não envolvem apenas o ato de oferecer produtos e falar determinados argumentos para encantar os clientes. Trata-se de um trabalho que precisa envolver empatia e escuta ativa, para entender o que realmente o público-alvo precisa.
Com um mapeamento de mercado bem estabelecido, até mesmo os fatores subjetivos poderão ser melhor entendidos, gerando uma experiência ainda melhor para os clientes e os usuários em geral, assim como maiores volumes de vendas, por exemplo.
Pensando nisso, criamos esse conteúdo. Entenda de uma vez por todas do que se trata o mapeamento de mercado, a sua importância, impactos positivos e, claro, como colocar em prática esse tipo de ação. Continue a leitura.
O que é mapeamento de mercado?
O mapeamento de mercado é muito mais que uma pesquisa sobre o segmento em que a empresa atua e sim um estudo completo e profundo sobre tudo o que acontece no meio em que a empresa trabalha ou pretende trabalhar.
Com esse tipo de estudo é possível ter uma visão privilegiada do setor, podendo ter mais facilidade para traçar estratégias, direcionamentos e até mesmo posições diante determinadas questões.
Além de estudar aspectos do setor em que a organização atua, o mapeamento de mercado serve como uma varredura completa de todos os processos e atividades que uma organização possui, de forma a estruturar desde o atendimento até o estoque.
Engana-se quem pensa que apenas o setor de vendas é o que faz uma empresa funcionar. Desde a limpeza geral do ambiente até mesmo a qualidade de armazenamento são levados em conta.
Quais seus impactos para a minha loja?
Como você pôde ver, o mapeamento de mercado vai muito além do que uma simples pesquisa sobre os produtos mais procurados ou a definição do público-alvo de determinado tipo de empresa.
Ele leva em conta tudo que é necessário para uma empresa funcionar, assim como traz insights valiosos sobre os próximos passos a serem tomados e de que forma atender os objetivos iniciais daquela organização.
Como você deve estar imaginando, é um processo complexo, mas que apresenta impactos positivos se realizado corretamente, ao passo que negativos caso não ganhe a devida atenção.
Confira a seguir.
Impactos positivos
No universo das vendas e do encantamento dos clientes, informações são um dos maiores tesouros que uma empresa pode ter, tanto para prever oportunidades, demandas e procuras por determinados produtos quanto para a necessidade dos clientes.
Os impactos positivos podem ser variados, desde o aumento da fidelização dos clientes ou até mesmo a previsão de desafios e diminuição drástica da demanda, assim como o surgimento de novas tendências de mercado.
Engana-se quem pensa que mesmo depois da empresa já existir há um tempo não é possível fazer o mapeamento de mercado. Esse estudo pode auxiliar as mais variadas organizações, de forma que sempre será uma vantagem perante a concorrência.
Além disso, se o concorrente fez esse mapeamento há muitos anos, ao fazer agora você terá informações privilegiadas e dentro da situação atual do mercado.
Impactos negativos
Ao passo que ter um mapeamento de mercado bem detalhado pode trazer diversos benefícios comerciais e de carisma perante os clientes, não focar nessa estratégia pode trazer alguns prejuízos.
Entre eles, pode-se citar a falta de preparação para possíveis crises, o atraso na inovação e no atendimento de demandas e novas formas de pagamento, bem como maneiras de se comunicar com o cliente, até mesmo a perda de vendas.
Um estoque sem os produtos necessários, bem como um atendimento que não supre as necessidades do cliente, por exemplo, estão longe de ser o que um cliente deseja.
Como fazer esse tipo de mapeamento?
Para fazer esse tipo de mapeamento, é muito importante contar com a tecnologia ao seu favor. Softwares integrados, como o SurveyMonkey, os gerenciadores de redes sociais das próprias plataformas, como o Facebook e Instagram, e relatórios financeiros ajudam.
Além disso, é preciso ter em mente os objetivos que a sua empresa possui com esse tipo de estudo, quais serão os melhores métodos a serem seguidos, bem como os indicadores de desempenho e métricas escolhidas.
Com bastante planejamento e uma estrutura detalhada, o seu mapeamento de mercado será um verdadeiro sucesso.
Por falar nisso, continue por aqui e leia também sobre seis técnicas de vendas para aplicar em sua loja.