Vendas simples e vendas complexas: qual a diferença?
Você sabia que existem vendas complexas e vendas simples? Entender a diferença entre elas é muito importante para tomar as melhores decisões melhores perante seus clientes.
Até os dias atuais, existem muitas mudanças recorrentes envolvidas no comportamento do consumidor, o que influencia na decisão de comprar em um local e deixar de comprar em outro.
É muito comum que grande parte das pessoas associe o sucesso de um vendedor aos seus bons argumentos, sorriso e, até mesmo, à capacidade de convencer os outros com uma grande facilidade.
No entanto, o mundo das vendas é muito mais complexo do que a capacidade de ir atrás de pessoas e convencê-las para bater uma meta no final do mês.
Vender trata-se de um conjunto de estratégias onde fatores variados estão envolvidos, como a qualidade do produto, preço, atendimento e suporte pós-venda.
Principalmente hoje em dia, onde o comportamento do consumidor mudou e as pessoas estão cada dia mais críticas e difíceis de serem convencidas com argumentos rasos, é importante entender mais sobre as vendas e como fazer a real diferença para seus clientes.
Sendo assim, leia nesse artigo as diferenças entre vendas simples e vendas complexas e entenda porque é tão importante saber separá-las para obter resultados dentro dos seus objetivos. Aproveite a leitura!
Quais são as diferenças entre vendas complexas e simples?
Como você deve imaginar, nem todas as vendas são iguais. Dessa forma, elas nem sempre seguirão os mesmos passos.
Para entender como vender deve-se levar em conta o preço do produto, personalidade do cliente, custo-benefício e demais fatores que podem fazer toda a diferença.
Por isso, as vendas são separadas em dois tipos:
- as vendas complexas,
- as vendas simples.
Apesar de terem a mesma intenção, fechar um negócio, elas possuem níveis de trabalho diferentes e complexibilidade distante.
Confira a seguir a diferença entre elas e atente-se:
Vendas complexas
Como o nome indica, as vendas complexas são aquelas em que a dificuldade em se conseguir vender um produto ou solução é bem maior do que o convencional.
Nelas, é necessário passar por diversos processos e metodologias precisam estar envolvidas.
Nesse caso, o vendedor precisa ter uma postura diferente e agir mais como um consultor para os clientes do que aquela pessoa que irá apenas trazer argumentos e tentar convencer a todo custo.
Para que ele consiga, então, apresentar as melhores respostas e, assim, fechar a venda, precisa ter um alto conhecimento sobre os produtos e também conhecer exatamente as necessidades que aquela solução atende e como apresentar isso para as pessoas.
Uma característica bem presente em vendas complexas é o tipo de produto, que tende a ser mais difícil de ser entendido e tende também a ter um valor elevado, o que faz com que o prospect busque mais informações que o normal, assim como pondere bastante.
Por isso que dentro das vendas complexas existem diferentes estratégias digitais como o marketing de conteúdo que serve para popularizar mais sobre a solução em questão e trazer de maneira simples seus benefícios e a forma de ser usada, por exemplo.
Dentro das vendas complexas podemos citar: imóveis, carros, móveis de luxo, projetos sob medida, etc.
Vendas simples
As vendas simples, por sua vez, são mais fáceis de serem finalizadas e passam por muito menos processos, devido a maior tranquilidade do prospect em realizar a sua compra e, como consequência, a falta de obstáculos para fechar negócio.
Grandes exemplos de vendas simples estão as lojas de sapatos, shoppings e o comércio varejista no geral, já que a maioria das pessoas entra nas lojas com interesse em algum produto e estão mais propensas de comprar.
Dentro das vendas simples, pelo menos duas estratégias são usadas, como o fechamento de suposição ou o “ou/ou”.
Como aqui envolve a venda de produtos naturais, como a Green Gem Chlorella, vamos explicar em mais detalhes.
Na primeira opção, após uma rápida avaliação do perfil do cliente e perguntas simples como gostos, necessidade e valores, o vendedor irá supor e escolher algumas opções que podem atender da melhor forma a pessoa.
No caso do “ou/ou” o vendedor irá compreender melhor sobre a pessoa fazendo perguntas sobre qual das opções ela prefere, como, por exemplo:
- Você prefere a Chlorella em pó ou em cápsula?
- Vai consumir como comprimido ou prefere usá-la em receitas?
E assim consequentemente.
É comum que no final de qualquer uma das estratégias, a pessoa encontre o que realmente queria e fecha a venda, sem grandes processos envolvidos.
Como saber em qual tipo de venda o meu produto se encaixa?
Agora que você sabe qual é a diferença entre vendas complexas e vendas simples, deve estar se perguntando como pode definir em qual desses dois tipos a venda do seu produto se encaixa.
A resposta é: depende!
Se você vende mix de produtos de maior valor agregado, como um kit de Green Gem Chlorella que tenha um preço maior, pode ser que essa seja uma venda complexa.
Já se vende a Green Gem Chlorella em embalagens individuais, essa é uma venda simples.
Por isso, é fundamental ter a conceituação e saber trabalhar ambas.
A definição considera fatores como a durabilidade, a tangibilidade e o uso.
Você deve levar em conta a dificuldade das pessoas entenderem do que se trata a sua solução.
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